Skip to main content

PARA RAIO IONIZANTE

Um para-raios com dispositivo de ionização, conhecido também pela abreviatura PDI ou pelo nome de para-raios ionizante, é um sistema de proteção externa contra o raio de alta tecnologia. Estes para-raios tipo PDI são também conhecidos por para-raios ativos ou de antecipação e devem cumprir as Normas e Regulamentos nacionais e internacionais principalmente as NP4426, UNE 21.186, NFC 17.102.

Como Funciona o Para Raio com Dispositivo de Ionização?

Os para-raios com ionização caracterizam-se por ter no seu interior um gerador eletropulsante que emite impulsos elétricos. Em condições normais, o gerador encontra-se em modo de espera, ativando-se quando se iniciam as condições de tempestade e permanece em estado de pré-controlo que o traçador descendente se encontre dentro do alcance do dispositivo. Quando isto acontece, forma-se o traçador ascendente, criando-se o caminho para a descarga elétrica causada pelo raio. A corrente do raio passa pelo exterior da armadura e através do gap para ser conduzida até à terra, sem danificar o circuito interno. Quanto mais se adianta o traçador ascendente (dependerá do modo que escolhemos), a maior altura captura o traçador descendente do raio e evita a queda de raios numa área maior.

ONDE ESSE PARA RAIO PODE SER INSTALADO?

Embora esse tipo de para-raio não conste na norma NBR 5419/2015 diversas empresas tem instalado esse dispositivo em suas instalações. Entre as quais podemos citar algumas empresas em que a FAW7 realizou esse serviço entre as quais nos temos a VLI e TV RECORD. Os para-raios com dispositivo de ionização (PDI) podem ser instalados em qualquer tipo de estrutura, proporcionando um ponto referente e controlado de impacto de raio. Os espaços mais recomendáveis para a sua instalação, abarcam tanto zonas próximas como áreas abertas. Este tipo de para-raios é muito versátil em relação à sua instalação, pelo que pode garantir a proteção contra o raio em todo o edifício e espaços abertos, controlando a sua descarga e conduzindo a sua energia de forma segura à terra. É sempre conveniente realizar um estudo prévio para decidir a localização do para-raios e os materiais complementares necessários para alcançar a maior área de cobertura, dependendo do local escolhido, do seu tamanho e das condições ambientais em que se encontra.

Elementos Básicos de um Para Raio PDI

A regra principal a ter em conta para instalar um para-raios com dispositivo de ionização PDI, é a altura a que se coloca o mastro. Deve ser instalado de forma a que o para-raios fique pelo menos 2 metros acima de qualquer outro elemento dentro do seu raio de proteção. Instala-se no telhado do edifício, dada a definição do raio de proteção das normas, o ideal é que o mastro se eleve pelo menos 5 metros para garantir a proteção da cobertura e de todos os objetos sobre a mesma. Para a fixação do dispositivo, têm que ser utilizadas fixações que suportem o peso do para-raios e do mastro e adequadas às condições da instalação.

Entre em contato conosco


Realize eu orçamento a partir do noso formulário de contato!