Artigos de Linhas de Transmissão
Implantação de linha de transmissão
A ONS é a responsável pela fiscalização das transmissoras de energia através da REN 861 anexo I item 8 da REN 669,REN906/2020, que estabelecem os parâmetros básicos de manutenção e indicam as normas técnicas ABNT como órgãos que estabelecem os procedimentos a serem adotados, mas não tratam de forma específica sobre ensaios em torres direcionando a obrigação para as normas técnicas da ABNT.
A NBR 5422 no item 7.3.2 recomenda que as características do solo sejam determinadas ao longo do eixo da linha, porém não deixa claro a obrigatoriedade de ensaios em todas as torres.
- Sobretensões causadas por tubulações protegidas catodicamente.
Aterramento Contrapeso de LT
Durante um bom tempo o parâmetro para a realização do aterramento do cabo contrapeso de uma LT era uma tabela, considerando que o tamanho dos condutores contrapeso era diretamente proporcional a resistividade do solo, embora a afirmação seja correta existem diversas considerações a fazer que iremos discorrer ao longo do documento. Um ponto a ressaltar é que o início dessas atividades começavam com as primeira fases de aterramento e de acordo com os ensaios realizados, se o valor não fosse alcançado, mais fases eram acrescentadas até o objetivo traçado; uma forma mais voltada para tentativa e erro. Agora a pergunta é? Será que não existe uma forma mais eficaz e que se aplique tanto a engenharia quanto a geofísica, para realizar esse tipo de trabalho de forma mais efetiva e assertiva? Sim existe, e essa solução técnica e efetiva é aplicada pela FAW7 e seus parceiros nesse tipo de serviço; também irá constar uma boa parte desse procedimento na nova norma de LT a ser lançada pelo COBEI/ABNT em breve.