Skip to main content

Poço de inspeção

É uma escavação vertical de seção circular ou quadrada, projetada em um plano horizontal, com dimensões mínimas suficientes para permitir o acesso de um observador, visando a inspeção das paredes e do fundo e a retirada de amostras representativas de solo, deformadas e indeformadas. De acordo com a NBR 9604 são estabelecidos os procedimentos de execução de um poço de inspeção, onde a primeira ação que deve existir é a necessidade com o planejamento e segurança, de forma que se alcance o objetivo principal, que é a coleta de material do solo, amostra deformada e indeformada e a inspeção da morfologia do local escavado, que geralmente são definidos entre a profundidade de 3 a 4 metros.

Procedimento da Escavação

A seção transversal mínima deve ser de 1,0 m de lado, no caso do poço quadrado, ou de 1,2 m de diâmetro, no caso de poço circular.

  • A escavação deve ser iniciada após a limpeza superficial do terreno em área delimitada por uma faixa de raio de 2,0 m no entorno da abertura (poço) e da construção de uma cerca no perímetro
  • No caso de escavação de poço próximo à edificação ou em áreas urbanas, deve ser mantido ao redor do poço um isolamento adequado, com dimensões de acordo com a área disponível e sinalização de advertência.
  • A escavação pode ser realizada de forma mecanizada ou manual, através do uso de picareta, enxadão e pá, deve prosseguir normalmente até atingir uma profundidade de 2,0 m, quando deve ser instalado, para a sua continuidade, um sarilho munido de corda para a entrada e saída dos poceiros e retirada do material escavado.
  • Por razões de segurança, deve ser mantida uma corda de reserva, estendida junto à parede do poço, firmemente fixada na superfície do terreno.

Paralisação da Escavação

Ao se atingir o nível d’água, interromper a operação de escavação, anotar sua profundidade e passar a observar a elevação do nível d’água durante um período de 30 min. No caso de artesianismo, deve-se anotar a altura do nível estático, medindo-se, caso ocorra, a vazão de água ao nível do terreno.

Caso haja necessidade de prosseguimento da escavação abaixo do nível d’água, devem ser utilizados um ou mais dos métodos ao lado relacionados:

Procedimento Coleta de Amostra Deformada

As amostras deformadas podem ser coletadas a cada metro escavado ou de acordo com a sua finalidade ou critérios de aplicação. Se ocorrerem mudanças do tipo de material escavado no transcurso de 1 m, devem ser coletadas tantas amostras quantos forem diferentes os tipos de materiais.

Procedimento Coleta de Amostra Indeformada

Os blocos de amostra indeformada a serem moldados devem ter formato cúbico, com 0,15 m de aresta, no mínimo, e 0,40 m de aresta, no máximo.

Resultados do Ensaio

O relatório deve constar as informações morfológicas do solo e todos os dados do clima, temperatura, umidade e todas as informações da obra e o processamento de todas as informações deve ser realizada por um software de geotecnia.

Entre em contato conosco


Realize eu orçamento a partir do noso formulário de contato!