Skip to main content

Ensaio de Umidade natural

O que esse ensaio visa obter é a porcentagem de água existente em uma amostra do solo, para tanto se adota a NBR 16097/2012.
Para essa finalidade existem duas metodologias que podem ser adotadas que são:

Mulher realiando teste de percentagem do solo natural em um laboratório

Método Umidimetro – SPEEDY

O umidímetro, mais conhecido por Speedy, é um aparelho constituído de uma câmara e um manômetro conjugado. O teor de umidade é determinado pela pressão do gás resultante da reação da água contida na amostra com o carbureto de cálcio que se introduz no aparelho. Este método é mais recomendável para solos arenosos.

Procedimento de Ensaio

A amostra deve ser colocada no recipiente, com o auxílio da espátula, a massa de solo úmido recomendada pelo fabricante, as esferas de aço e uma ampola de carbureto de cálcio. Em certos modelos, o carbureto é colocado ao granel, na quantidade recomendada pelo fabricante, dispensando as esferas de aço.

  • Fechar o recipiente e promover alguns ciclos de agitação vigorosa e repouso até estabilizar a pressão resultante da reação exotérmica entre o carbureto e a água contida na amostra;
  • Após a estabilização, efetuar a leitura da pressão no manômetro.

Método Frigideira

O método da frigideira para a determinação do teor de umidade por secagem é uma alternativa que oferece vantagem pela sua rapidez, equipamentos simples e baixo custo, podendo ser utilizado em regiões desprovidas de recursos. A precisão e confiabilidade dos resultados dependem exclusivamente da habilidade e do conhecimento do operador.

Procedimento de Ensaio

Tomar cerca de 200 g de amostra úmida e colocar na frigideira, determinando a massa bruta úmida mbh (solo úmido mais frigideira mais espátula ou colher). Para solos contendo mais de 20% de material retido na peneira com abertura de malha de 4,75 mm, utilizar uma quantidade mínima de 300 g de amostra.

  • Para solos contendo mais de 20% de material retido na peneira com abertura de malha de 19 mm, utilizar uma quantidade mínima de 500 g de amostra.
  • Aquecer a amostra em fogo baixo, revolvendo continuamente com a espátula ou colher para facilitar a secagem e evitar a queima do material.
  • O aquecimento deve ser interrompido quando, ao colocar a placa de vidro um pouco acima da amostra, não se observar vapor de água sob o vidro.

Entre em contato conosco


Realize eu orçamento a partir do noso formulário de contato!