Artigos de Comissionamento Usina Solar
Comissionamento de usina solar
A primeira atividade a fazer em um comissionamento de uma usina solar é a, INSPEÇÃO. Talvez aqui esteja um dos grandes equívocos quando se deseja realizar uma atividade técnica e assertiva, que possa garantir que o investimento realizado produza a energia necessária sem percas na geração e sem interrupções e problemas gerados por uma construção ou montagem que deixe não conformidades.
O primeiro parâmetro para uma boa inspeção é que deve ser realizada por profissionais técnicos e experientes, que adotem o embasamento normativos como base para o desenvolvimento dos trabalhos.
As normas técnicas vigentes, como a IEC_2778/2020, IEC 60364, NBR_16274/2014, são as normas adequadas para essa fase que chamamos de pré-comissionamento, que irá abordar uma inspeção na parte da documentação, equipamentos elétricos, equipamentos mecânicos, instalações elétricas, sondagens do solo, aterramento, equipamentos de monitoramento do tempo e sistema de supervisão e aquisição de dados como o SCADA.
Aterramento de usina solar é possível utilizar cabo de aço cobreado
Com certeza a primeira coisa que todo o investidor ou pessoa envolvida com o custo quer saber é, “quanto custa?” Na nossa pesquisa feita essa semana, o preço do cabo de cobre nú de 50mm² 7 fios 3mm² estava custando R$ 38,50 e o aço cobreado de 50mm² com 30% IACS R$ 26,00.
Antes de começarmos a abordar sobre o assunto, queremos deixar explícito que a nossa abordagem não está vinculada ao fabricante do produto, ou atende à alguma solicitação que tenha cunho financeiro para a publicação do documento, entretanto a nossa abordagem é fruto de um trabalho que estamos desenvolvendo para um cliente que precisa reduzir o seu custo com a malha de aterramento em pelo menos 18%