Skip to main content

Ensaio adensamento edometrico

A metodologia do ensaio para determinação das propriedades de adensamento do solo se encontra na NBR 16853 e são caracterizadas pela velocidade e magnitude das deformações, quando o solo é lateralmente confinado e axialmente carregado e drenado.

Este método de ensaio requer que um elemento de solo, mantido lateralmente confinado, seja axialmente carregado em incrementos, com pressão mantida constante em cada incremento, até que todo o excesso de pressão na água dos poros tenha sido dissipado.

Durante o processo de compressão, medidas de variação de altura da amostra são feitas, e estes dados são usados no cálculo do parâmetro que descreve a relação entre a pressão efetiva e o índice de vazios, bem como a evolução das deformações em função do tempo. Os dados de ensaio de adensamento podem ser utilizados na estimativa, tanto da magnitude dos recalques totais e diferenciais de uma estrutura ou de um aterro, como da velocidade desses recalques.

Preparo das Amostras

Os corpos de prova podem ser obtidos a partir de amostras indeformadas, coletadas de acordo com a NBR 9820. A coleta na forma de blocos ou por meio de tubos amostradores de parede fina) ou de amostras deformadas compactadas em laboratório.

Curva de altura do corpo de prova, em função do logaritmo do tempo, para cálculo coeficiente de adensamento, pelo processo de Casagrande.

Curva de altura do corpo de prova, em função do logaritmo do tempo, para cálculo coeficiente de adensamento, pelo processo de Casagrande.

Entre em contato conosco


Realize eu orçamento a partir do noso formulário de contato!