A sondagem a trado é um tipo de ensaio que tem a finalidade de inspeção e identificação da morfologia do solo local, essa investigação geológica-geotécnica utiliza como instrumento o trado, que são aplicados com a finalidade de realizar a coleta de amostras indeformadas, determinar a profundidade do nível de agua e ainda a identificar os os horizontes do terreno. A NBR 9603 especifica que usualmente, a sondagem a trado deve ser feita a seco. Entretanto, em materiais duros, solos coesivos secos ou areias sem coesão, a adição de pequenas quantidades de água pode ajudar a perfuração e a coleta de amostras. O uso de água nas perfurações a trado deve ser registrado nos boletins de sondagem
Paralisação da Sondagem
A sondagem a trado é dada encerrada nos seguintes casos:
a) quando existir a profundidade especificada na programação dos serviços;
b) quando ocorrerem desmoronamentos sucessivos da parede do furo;
c) quando o avanço do trado ou da ponteira for inferior a 50 mm em 10 min de operação contínua de perfuração.
Coleta das Amostras
Após a perfuração chega a profundidade definida e se o material perfurado for homogêneo, as amostras devem ser coletadas a cada metro.
- Se houver mudança no transcorrer do metro perfurado, as amostras devem ser coletadas dos diferentes tipos de materiais.
- As amostras para determinação da umidade natural devem ser acondicionadas imediatamente após o avanço de cada furo, coletando-se cerca de 100 g em recipiente de tampa hermética, parafinada ou selada com fita colante.
- As amostras para ensaios de laboratório devem ser obtidas em quantidade mínima necessária para a finalidade do ensaio, e acondicionadas em sacos de lona ou plástico vedados, logo após a sua coleta para o transporte.
Observação do Nível D’Agua
Durante a perfuração, o operador deve estar atento a qualquer aumento aparente da umidade do solo, indicativo da presença próxima do nível d’água, bem como um elevado grau de umedecimento, como um determinado trecho inferior do trado estar molhado.
- Ao se atingir o nível d’água, interromper a operação de perfuração, anotar a profundidade e observar a elevação do nível d’água no furo, efetuando-se leituras a cada 5 min, durante 30 min
Resultados do Ensaio
O relatório deve constar as informações morfológicas do solo e todos os dados do clima, temperatura, umidade e todas as informações da obra e o processamento de todas as informações deve ser realizada por um software de geotecnia.
Artigos relacionados
O que esse ensaio visa obter é a porcentagem de água existente em uma amostra do solo, para tanto...