Skip to main content

Geofisica

Artigos de Geofisica

Caminhamento elétrico

Constantemente temos abordado sobre o uso do caminhamento elétrico, a “Tomografia do solo”, na realização de ensaios do solo como uma forma de aprofundar o conhecimento do solo em que se deseja realizar instalações para área de engenharia elétrica.

Fizemos um estudo comparativo através de um trabalho de sondagens que fomos contratado para realizar na UFV na cidade de Campos / Macaé, no estado do Rio de Janeiro, onde realizamos os ensaios de: SPT, Caminhamento Elétrico pelo arranjo dipolo-dipolo e SEV arranjo de Wenner. O resultado foi surpreendente, pois comprova a eficiência e eficácia do ensaio de caminhamento elétrico e também o custo benefício do mesmo.

Caminhamento eletrico SPT

O nosso objetivo aqui é provocar a reflexão, análise, estudo e pensamento sobre como um tipo de serviço é desenvolvido e realizado da mesma forma a muitos anos, ou seja sondagem SPT. Mas, não precisamos ir longe para que possamos comprovar o que vamos abordar, veja esse fato: toda construção de um parque eólico que visa identificar a resistência mecânica do solo é precedida de um ensaio geofísico, para depois deste realizar um ensaio mecânico.

Imagine realizações de sondagens por tentativas e erros para que se possa chegar ao objetivo traçado, não seria melhor ter um mapa detalhado do local, para que dessa forma se saiba antecipadamente onde realizar a sondagem, o que se vai encontrar no local, e com isso reduzir o quantitativo de ensaios SPT a realizar?

Caminhamento Comprova SPT e SEV

Constantemente temos abordado sobre o uso do caminhamento elétrico, a “Tomografia do solo”, na realização de ensaios do solo como uma forma de aprofundar o conhecimento do solo em que se deseja realizar instalações para área de engenharia elétrica.

Fizemos um estudo comparativo através de um trabalho de sondagens que fomos contratado para realizar na UFV na cidade de Campos / Macaé, no estado do Rio de Janeiro, onde realizamos os ensaios de: SPT, Caminhamento Elétrico pelo arranjo dipolo-dipolo e SEV arranjo de Wenner. O resultado foi surpreendente, pois comprova a eficiência e eficácia do ensaio de caminhamento elétrico e também o custo benefício do mesmo

GPR Aplicado a Malha De Subestaçoes

Uma malha de aterramento está sujeita a problemas que podem ser oriundos de sua construção ou ainda fruto de uma manutenção que pode romper o cabo ou a conexão de aterramento, mas se isso acontecer como identificar o local do problema para tomar as ações corretivas cabíveis?

Embora ensaios elétricos, como teste de continuidade por loop, possa identificar que exista uma não continuidade para fins de dissipação de correntes para a malha de terra, não é possível identificar com exatidão em que mesh da malha houve o rompimento.

É nessa situação que o ensaio geofísico de GPR pode ser aplicado, hoje com um parâmetro normativo que o regula a norma ASTM D6429 − 23. O radar de penetração no solo é uma técnica de reflexão que utiliza ondas eletromagnéticas (EM) de alta frequência (de 10 a 3000 MHz) para adquirir informações subsuperficiais. Um transmissor gera um pulso curto de energia EM que é irradiado para o solo. A energia é refletida de volta para a antena receptora a partir de interfaces com um contraste suficiente nas proprieda- des EM.