Skip to main content

Limite de liquidez

De acordo com a NBR 6459/2016 o limite de liquidez é o teor de umidade no qual a ranhura, formada por uma ferramenta padrão na amostra de solo retirada do copo padrão, fecha por 10 mm ao receber 25 golpes de maneira padrão. Este é o teor de umidade limite no qual o solo coesivo passa do estado líquido para o estado plástico.

A Importância do Ensaio

O limite de liquidez é significativo para conhecer o histórico de estresse e as propriedades gerais do solo encontradas na construção. A partir dos resultados do limite de liquidez, o índice de compressão pode ser estimado. O valor do índice de compressão nos ajudará na análise de recalque. Se o teor de umidade natural do solo estiver mais próximo do limite de liquidez, o solo pode ser considerado macio se o teor de umidade for menor que o limite de liquidez, o solo pode ser considerado macio se o teor de umidade for menor que o limite de liquidez. O solo é quebradiço e mais rígido.

Realização de Ensaio

O ensaio deve ser executado em condições ambientais que minimizem a perda de umidade do material por evaporação, preferencialmente em recintos climatizados. Após a preparação da amostra de acordo com as exigências técnicas da NBR 6457 se inicia a execução do ensaio.

  • Colocar a amostra na cápsula de porcelana, adicionar água destilada em pequenos incrementos, amassando e revolvendo, vigorosa e continuamente com auxílio da espátula, de forma a obter uma pasta homogênea, com consistência tal que sejam necessários da ordem de 35 golpes para fechar a ranhura.
  • O tempo de homogeneização deve estar compreendido entre 15 min e 30 min, sendo o maior intervalo de tempo para solos mais argilosos.
  • Transferir parte da mistura para a concha, moldando-a de forma que na parte central a espessura seja da ordem de 10 mm.
  • Realizar esta operação de maneira que não fiquem bolhas de ar no interior da mistura.
  • Retornar o excesso de solo para a cápsula.
Aparelho para realização do ensaio de liquidez

MEMORIAL DE CÁLCULO

Trace a relação entre o conteúdo de água (no eixo y) e o número de golpes (no eixo x) no gráfico semi-log. A curva obtida é chamada de curva de fluxo. O conteúdo de umidade correspondente a 25 gotas (golpes) conforme lido em representa o limite de liquidez. Geralmente é expresso para o número inteiro mais próximo.

Índice de fluxo If = (W 2 - W 1 )/log(N 1 /N 2 ) = inclinação da curva de fluxo

Entre em contato conosco


Realize eu orçamento a partir do noso formulário de contato!