Artigos de Ensaios elétricos
Ensaio após chuva
O que sempre se ouviu e foi feito era baseado na NBR 7117/2012 item 5.1.3.2 onde apontava que um período de solo seco crítico ocorre depois de 07 dias após a chuva.
Dessa forma, adotamos esse procedimento que foi colocado e ainda se mantém. Já a nova norma 7117-1/2020 aborda muito a importância da análise da morfologia do solo, mas não encontramos menção sobre o tempo para se fazer um ensaio após a chuva.
A primeira ação que você deve fazer é conhecer o tipo de solo do local onde o ensaio será realizado, devemos compreender e conhecer a sua pedogênese ou sua formação e principalmente a morfologia, na qual é possível identificar alguns fatores a olho nú como tipo de solo, tamanho dos grãos, presença de água ou proximidade a rios ou bacia hidrográfica.
Outro ponto importante que deve ser analisada é a região ou estado onde no site do CPRM é possível identificar o tipo de solo característico de cada estado do território brasileiro.
Ensaios absurdos em usina solar
É de causar imensa preocupação e perplexidade os ensaios, testes e comissionamentos que são realizados em usinas solar prontas, em construção, ou em montagens, pois fica a dúvida se os absurdos que acontecem ocorrem: devido a falta de conhecimento, má fé, ou a necessidade por parte do contratante de ter um documento qualquer sem embasamento técnico e normativo, mas com uma ART registrada no CREA.