É a ciência que estuda o conjunto de ciências da terra o solo e a parte superficial do subsolo para permitir a sua utilização “in situ” ou sua exploração. A norma NBR 8044 estabelece os parâmetros técnicos para a ciência geotecnia e toda a sua abrangência e ciências envolvidas em seu contexto : Geologia, Mecânica das Rochas, Geologia de Engenharia, Geofísica Aplicada e Mecânica dos Solos.
Conjunto de documentos que englobam investigações geotécnicas, análises, interpretações, estudos, memória de cálculo e desenhos. Estes documentos tem grau de detalhamento compatível com a fase de projeto, característica e porte da obra, eventualmente necessitando de estudos geológicos.
Categorias de Projeto
A fim de estabelecer os requisitos do projeto geotécnico são definidas categorias de obras geotécnicas. Projetos e obras geotécnicas têm seu grau de detalhamento de estudos variável de acordo com sua categoria levando em consideração sua magnitude, importância e risco.
Categoria 1
É a categoria que engloba unicamente obras pequenas e simples para as quais se pode assegurar que são satisfeitos os requisitos de segurança e desempenho apenas com base na experiência e em estudos de caracterização geotécnica.
Categoria 2
Obras que requerem a obtenção e análise de dados geotécnicos e uma análise quantitativa (memória de cálculo) que assegurem que são satisfeitos os requisitos de segurança e desempenho
Categoria 3
Estruturas de grande dimensão ou pouco comuns, estruturas que envolvam riscos fora do comum ou condições do terreno e de carregamento invulgares ou excepcionalmente difíceis e estruturas em áreas sísmicas.
Etapas de Projeto
O projeto geotécnico pode compreender estudo preliminar, projeto básico e projeto executivo. As etapas têm grau de detalhamento de acordo com o tipo, características, finalidade, grau de complexidade, vulto, recursos e prazos./p>
Investigações Geológico-Geotécnicas
São as atividades a serem realizadas no reconhecimento da área e do seu subsolo, na classificação e na determinação dos parâmetros geomecânicos dos materiais. As investigações, segundo a etapa do projeto, características e categoria da obra, compreendem um ou mais dos serviços seguintes.
Sondagens SPT
São utilizadas para a investigação do solo e subsolo, através de poço de inspeção, trincheiras, sondagens a trado, sondagens de simples reconhecimento: é a investigação mínima e obrigatória para a determinação do perfil do subsolo; resistência à penetração dos materiais atravessados, obtenção de amostras deformadas e medida dos níveis d’água subterrânea
Ensaios de Campo
Ensaio de cone, palheta, placa, pressiometrico, dilatometrico, sísmico, permeabilidade, DPSH.
Ensaio de Caracterização
Granulometria, umidade natural, liquidez, plasticidade, massa especifica e limite Atteberg.
Ensaios de Laboratório
Densidade, compressão simples, diametral e triaxial, cisalhamentos, adensamentos, etc.
Ensaio Resistência
Cisalhamento, triaxial, adensamento, compressão, etc.
Ensaios Químicos
Ensaio químico do solo e ensaio de agressão do solo aos metais.
DESEMPENHO E MONITORAMENTO
E de acordo com o tipo de obra a realizar os ensaios devem ser específicos e determinados por um profissional competente, que saiba as características necessária de cada obra e assim definir os ensaios adequados que possam garantir que o projeto será seguro, confiável e duradouro.
Artigos relacionados
O que esse ensaio visa obter é a porcentagem de água existente em uma amostra do solo, para tanto...