O termo se refere a um volume de solo, incluindo o efeito conjunto dos minerais e rochas contidos nesse volume, além dos fluidos (ar, água, salmoura, petróleo etc.) contidos nos poros e fissuras ali existentes, porém o que precisamos medir para a premissa básica de qualquer projeto é a definição dos parâmetros elétricos do solo . Para a realização dos ensaios e processamento de uma medição o método a ser usado é o eletrorresistividade, cujo principio está baseado na determinação da resistividade elétrica dos materiais que junto com a constante dielétrica e permeabilidade magnética expressa os tipos de materiais existente no ambiente geológico. Portanto o parâmetro resistividade é o produto da resistência elétrica (Ω) por um comprimento (m) e a área da seção(m²), razão pela qual a unidade de resistividade no sistema é Ωm.
ANÁLISE MORFOLÓGICA
Deve ser a primeira é a mais importante fase antes da realização do ensaio de Sev-SONDAGEM ELETRICA VERTICAL, pois é nessa fase que se define o modelo geoeletrico da área estudada, e deve ser realizada com todos os ensaios de SEV em conjunto para que possa identificar as camadas geoeletricas do solo da área em que o ensaio se realiza. As variações das resistividades nas superfícies correspondem as distribuições verticais dentro de um volume determinado do subsolo, essas variações são classificadas em segundo o numero de camadas que podem varia de uma a varias camadas.
SONDAGEM ELETRICA VERTICAL
São técnicas de sondagem geoelétrica que investigam a distribuição vertical do parâmetro de resistividade, visto de um ponto na superfície do solo, e que são expressas pela curva de resistividades aparentes. A FAW7 nesse ano de 2024 já realizou mais de 280 SEV em áreas para a construção de usinas fotovoltaicas, Industrias, Parques eólicos e linha de transmissão.
As SEV são caracterizadas pelo alinhamento dos quatro(4) eletrodos na mesma direção, com ponto central e movimentação em dois sentidos opostos. A técnica consiste numa sucessão de medidas d eum parâmetro geoeletrico efetuadas a parti de uma superfície do terreno, mantendo uma separação crescente entre os eletrodos de emissão de corrente (AB) e os eletrodos de tensão (MN). Com o aumento da distancia entre os eletrodos de corrente AB o volume total da subsuperfifie incluisa na medida também aumenta, permitindo alcançar camadas cada vez mais profunda do terreno ou área sob investigação.
ARRANJOS DE MEDIÇÃO
Conjunto de leituras tomadas com diferentes espaçamentos entre eletrodos resulta em um conjunto de valores que, quando plotados em um gráfico, dá origem à curva de resistências aparentes,que indica a variação deste parâmetro em função do espaçamento.
Arranjo de Wenner
Neste arranjo os quatro eletrodos são igualmente espaçados, onde A e B são os eletrodos de corrente e a tensão é medida entre os eletrodos M e N. A separação entre os eletrodos adjacentes é dada por a, sendo h a profundidade de cravação, que não deve exceder 10 % de a.O arranjo de Wenner constitui um arranjo, em que os quatro eletrodos são movidos simultaneamente, aumentando o espaçamento a xponencialmente 1 m, 2 m, 4 m, 8 m, 16 m, 32 m e 64 m, de modo que, quando plotados em um gráfico log-log, resultam em pontos de medição igualmente espaçados.
Arranjo de Schlumberger
O arranjo de Schlumberger constitui o caso geral dos arranjos simétricos de quatro eletrodos, onde o espaçamento dos eletrodos de potencial (M e N) é mantido fixo, sendo deslocados apenas os eletrodos de corrente (A e B).Se a diferença de potencial entre os eletrodos centrais cair a níveis inferiores à sensibilidade do equipamento ou da ordem de grandeza dos ruídos presentes naturalmente no solo, é necessário o aumento do espaçamento do par de eletrodos de potencial.
Número e localização das linhas de Medição
A localização dos pontos e das direções das SEV depende da geometria da área e das características locais, como topografia, interferências, obstáculos, espaço disponivel e alinhamentos de medição possíveis.
PROFUNDIDADE DA INVESTIGAÇÃO
Com o aumento do espaçamento entre os eletrodos de corrente A e B a profundidade de investigação também aumenta. Entretanto a corrente injetada apresenta um fluxo na forma de um arco conectado aos eletrodos AB. A profundidade teórica de investigação pode ser tomada como AB/4. Com base na definição da profundidade de investigação requerida é possível programar os espaçamento mínimo necessário aos objetivos proposto.