COMISSIONAMENTO DE USINA SOLAR
O comissionamento elétrico é o conjunto de procedimentos e ações técnicas e normativas que visam através de ensaios, testes e inspeções, atestar a funcionabilidade de um sistema elétrico na área de: geração, transmissão, distribuição e operador final de uma instalação ou equipamento elétrico.
USINA FOTOVOLTAICA
É composta por: Painéis Solares - Conhecidos como módulos fotovoltaicos e são o coração de um sistema fotovoltaico. Estrutura de Suporte – São as bases de suporte para sustentação dos módulos . Eletrocentro – Strintgbox – Centrais de monitoramento do tempo – Centrais de comando.
Fotovoltaica - é a conversão de partículas de luz em eletricidade, painéis solares são geralmente feitos de várias unidades de células PV feitas de materiais semicondutores, como silício, que formam um circuito elétrico. Quando a luz solar é capturada, elétrons são liberados e capturados na forma de uma corrente elétrica. Uma estação de energia fotovoltaica, também conhecida como parque solar, é um sistema fotovoltaico de larga escala projetado para fornecer energia para a rede elétrica. Por sua vez, os painéis solares são conectados em paralelo, formando strings acopladas a um inversor de corrente, onde a corrente contínua vinda das células fotovoltaicas é transformada em energia alternada. Então, a eletricidade é direcionada para um transformador no qual sua tensão e intensidade são adaptadas para que possa ser transportada pelas linhas da rede elétrica até os centros de consumo.
COMISSIONAMENTO DE USINA SOLAR
É o processo de verificar se um sistema solar fotovoltaico (PV) está instalado corretamente e opera conforme o esperado. O comissionamento solar é uma etapa importante para garantir a segurança, o desempenho e a confiabilidade de um sistema solar. Os ensaios devem ser realizados de acordo com as normas IEC 61557, IEEE2778, NBR 16274 e devem ser realizados na usina no sistema (CC) corrente continua e (CA) corrente alternada, e grande parte da verificação de um sistema fotovoltaico conectado à rede deve ser feita com referência à IEC 60364-6, que define os requisitos para a verificação inicial e periódica de qualquer instalação elétrica
ETAPAS DO COMISSIONAMENTO
Os parâmetros para a definição são baseados em normas e procedimentos técnicos, e podem ser realizados em etapas da seguinte forma:
- Pré-Comissionamento: fase de preparação antes do comissionamento real ocorrer o que inclui a verificação dos documentos de projeto, licenças, contratos, garantias e manuais do sistema solar fotovoltaico. Também envolve a inspeção das condições do local, entrega do equipamento e qualidade da instalação. O pré-comissionamento ajuda a identificar e resolver quaisquer problemas ou discrepâncias antes que afetem o processo de comissionamento.
- Teste funcional: Nessa fase após todo o planejamento e preparo que foi definido anteriormente a UFV é testada quanto à sua funcionalidade e desempenho. Inclui a verificação das conexões elétricas, aterramento, polaridade, tensão, corrente, potência e saída de energia do sistema solar fotovoltaico. Também envolve testar os dispositivos de proteção, inversores, medidores, sistemas de monitoramento e outros componentes do sistema solar fotovoltaico. O teste funcional ajuda a garantir que o sistema solar fotovoltaico atenda às especificações do projeto e opere com segurança e eficiência.
- Documentação: É o resultado de todo o trabalho que foi realizado no comissionamento, onde os resultados dos ensaios são registrados em fichas, software e planilhas e são documentados e relatados. Inclui a preparação e envio de um relatório de comissionamento que resume as descobertas e recomendações do processo de comissionamento. Também envolve a atualização e arquivamento dos desenhos as-built, manuais, garantias e outros documentos do sistema solar fotovoltaico. A documentação ajuda a fornecer evidências de conformidade e garantia de qualidade para o sistema solar fotovoltaico.
REALIZAÇÃO DOS ENSAIOS
A norma IEC 60364-6 e NBR 16274 estabelece os parametros de comissionamento de uma usina fotovoltaica.Os instrumentos de medição, os equipamentos de monitoramento e os métodos devem ser escolhidos de acordo com as partes aplicáveis das normas vigentes, onde os ensaios serão realizados por categorias.
- Regime de Ensaio Categoria 1
São descritas abaixo a sequência mínima de ensaios que deve ser aplicada a todos os sistemas, independentemente da escala, do tipo, da localização ou da complexidade.
- a) ensaio do(s) circuito(s) c.a. segundo os requisitos da IEC 60364-6;
- b) continuidade da ligação à terra e/ou dos condutores de ligação equipotencial;
- c) ensaio de polaridade; d) ensaio da(s) caixa(s) de junção;
- e) ensaio de corrente da(s) série(s) fotovoltaica(s) (curto-circuito ou operacional);
- f) ensaio de tensão de circuito aberto da(s) série(s) fotovoltaica(s);
- g) ensaios funcionais;
- h) ensaio de resistência de isolamento do(s) circuito(s) c.c
- Regime de ensaio categoria 2.
São destinadas a grandes usinas fotovoltaicas e a melhor forma é realizar os ensaios da categoria 1 e categoria 2 em conjunto de forma a atender por completo a instalação técnica e o peno funcionamento da usina solar.
- a) ensaio de curva IV da(s) série(s) fotovoltaica(s);
- b) inspeção com câmera infravermelha (IR – do inglês, infrared).