Skip to main content

INTRODUÇÃO

COMISSIONAMENTO

O comissionamento elétrico é o conjunto de procedimentos e ações técnicas e normativas que visam através de ensaios, testes e inspeções, atestar a funcionabilidade de um sistema elétrico  na área de: geração, transmissão, distribuição e operador final de uma instalação ou equipamento elétrico. Podemos definir o comissionamento em três fases distintas e integradas que são: Pré-comissionamento, construção e pós construção.

ATIVIDADE PRE COMISSIONAMENTO: Antes do início do processo de comissionamento, o planejamento e a preparação minuciosos são fundamentais. Isso inclui revisar documentos de projeto, realizar avaliações de segurança e garantir que todos os equipamentos e pessoal necessários estejam no local.   um plano de comissionamento preliminar é desenvolvido nessa fase identificando o papel de todos os colaboradores da equipe envolvidos no serviço.

  • Verificação de Protocolos de Segurança em Comissionamento Elétrico

Um dos aspectos mais importantes do comissionamento elétrico é a verificação dos protocolos de segurança. Esta parte do comissionamento elétrico leva os testes além da operação do sistema elétrico e garante que os protocolos de segurança em vigor funcionem de um ponto de vista prático.

  • Documentação Tecnica

Antes do comissionamento a função primordial é separar toda a documentação dos locais a serem comissionados enre os quais são fundamentais os: diagrama unifilar, diagrama trifilar, projeto leterico, projeto de aterramento e SPDA, projeto estrutural e construtivos, projetos mecânicos, memorial de calculo, memorial descritico e manuais de fabricação dos equipamentos a serem comissionados e todas as fichas de inspeções e usar um bom software para essa atividade.

  • Comissionamento de Fábrica

É comum algumas empresas solicitarem que antes de realizar o comissionamento da instalação, realize um comissionamento nos locais em que os equipamentos foram comprados, onde deve ser verificado todos os procedimentos em fabrica que são aplicados para que os equipamentos entregues atendam as exigências técnicas e normativas pertinentes ao produto adquirido.

TESTE DE COMISSIONAMENTO

Os testes de comissionamento são realizados para verificar a funcionalidade e o desempenho de vários componentes elétricos. Esses testes podem incluir testes e ensaios diversos de acordo com as normas técnicas dos equipamentos e manual dos fabricantes, cada teste serve para validar a integridade e a confiabilidade do sistema.

Vamos dividir o comissionamento a realizar em fases que devem ser bem planejadas e especificas de forma a atender as exigências técnicas definidas no projeto.

Aterramento da Subestação e Predios Administrativos

Comissionamento Operacional

Nessa fase os equipamentos e sistemas instalados são testados para verificar e garantir que eles funcionem de acordo com a intenção do projeto e os requisitos operacionais do proprietário. Esta fase também pode ser dividida em três etapas para comissionamento:

  • Teste de equipamento individual
  • Teste de sistema discreto
  • Teste de sistema integrado.

Teste de Equipamento Individual – Visa testar  cada peça do equipamento de forma individual para garantir que ele funcione corretamente antes de entrar em operação. Este estágio geralmente começa com uma inspeção visual, mecânica e eletrica do equipamento para garantir que ele foi instalado corretamente e que nenhum dano ocorreu durante o transporte ou instalação. Durante uma inspeção visual de uma peça do equipamento, o agente de comissionamento deve:

  • Compare os dados da placa de identificação com os desenhos de projeto
  • Inspecione a condição física
  • Inspecionar ancoragem, alinhamento e aterramento
  • Inspecionar conexões e a fiação
  • Verifique as configurações do equipamento.

Teste de Sistema Conjunto – Nessa fase o equipamento será testado de forma a analisar o seu comportamento com os demais sistemas inerentes a sua funcionabilidade,  Na segunda etapa, eles seriam testados como um sistema para verificar sua compatibilidade sob carga e várias condições operacionais,  onde harmônicos podem às vezes ser um problema.

O teste de sistema conjunto é a etapa final no processo de verificação, é aqui que toda a instalação como um todo é testada. Durante esse teste de sistema conjunto são incorporados os equipamentos e sistemas auxiliares diretos e indiretos para avaliar a verdadeira operação dos sistemas combinados da instalação.

Teste de Sistema Integrado – Blackout -  O teste visa justamente verificar o comportamento do sistema quando ocorre uma alteração na instalação seja por blackout ou alguma interrupção oriunda de fenômenos atmosféricos ou físicos . Durante esse teste  várias falhas parciais do sistema podem ser iniciadas para estressar o sistema e validar o desempenho do sistema de backup. È possível verificar e acompanhar durante o teste, o comportamento do sistema de proteção da instalações elericas e a resposta do do sistema integrado a não conformidade.

Entre em contato conosco


Realize eu orçamento a partir do noso formulário de contato!