Menu
Escolha uma Página
Medição de Resistência com Terrômetro de Alta Frequência

Em parques eólicos é fundamental o uso de alguns equipamentos e procedimentos de medição, dentre eles:

Equipamento – O equipamento adequado para realizar as medições de resistência de aterramento. De acordo com a norma IEEE81/1983 no item 12.6, para grandes instalações, o equipamento a ser usado deve ser o terrômetro de alta frequência 25Khz.

Procedimentos – Além do uso do equipamento adequado é fundamental que procedimentos como as distâncias estabelecidas, pontos a serem evitados e métodos a serem aplicados, sejam seguidos.

Parques eólicos são as maiores instalações de geração de energia, em termos de área:

– Diversos subsistemas frequentemente interligados em um mesmo sistema de aterramento – aerogeradores, rede de média tensão e subestação coletora ao sistema de aterramento distribuído.

– Áreas descampadas em determinadas vezes muito expostas à incidência de raios, torres anemométricas muito altas, que inclusive propiciam a formação de descargas terra-nuvem, solo de resistividade elevada as quais dificultam a obtenção de um bom aterramento e interligações por linhas aéreas de média tensão.

O sistema de aterramento de um parque eólico pode ser analisado do ponto de vista dos seguintes valores:

a) Impedância Impulsiva: Resposta do aterramento a um impulso de corrente, tal como o caracterizado por uma descarga atmosférica. e impedância que o aterramento apresenta em t = 0+, imediatamente após a injeção da corrente do raio.

b) Resistência de Dispersão: Válida para baixas frequências, como é o caso de um curto-circuito para a terra na rede de média tensão. Também pode ser vista como a resistência que a cauda do impulso enxerga, após o transitório associado à frente de onda do raio.

c) Impulsos de corrente normalizados para a 1ª descarga do raio: IEEE C62.45/2002 – 8/20 us. IEC 61312-1/2002 – 10/350 us.

d) Energia contida no impulso 10/350 us >> do que a do 8/20 us: A carga total (amperes/segundo) associada a um impulso 10/350 é 17 vezes superior à associada ao impulso 8/20.

e) Norma IEEE C62.41-2-2002:  equivalência de conteúdo de energia para 10/350 us, dividindo por 10 o valor de pico do impulso de 8/20 us. Protetores que foram desenvolvidos para uma corrente de impulso de 100 kA na curva 8/20 possuem a capacidade de descarregar correntes de 10 kA na curva 10/350

f) Impulso 10/350 X Senóide de 25 kHz: A senóide de 25 kHz tem período (T = 1/freq.) de 40 µs e situa-se em torno da média da faixa de 1 a 40 kHz, onde concentra-se o maior conteúdo de energia dos impulsos padrão. Tanto a senóide de 25 kHz como o impulso 10/350 µs levam os mesmos 10 µs para atingir o valor de pico.

O comportamento da corrente elétrica, deve ser analisado do ponto da penetração ou profundidade que atinge no sistema de aterramento. Outro ponto a ser ponderado e analisado é o retorno e a dissipação dessa corrente no sistema de aterramento.

Todos os pontos listados acima são cobertos pela FAW7, em caso de dúvidas ou demandas, contate-nos.

 

 

 

Relacionados

Condomínio Horto do Ipê

Condomínio Horto do Ipê

Condomínio Horto do IpêConstrutora: Gafisa Obra: Condomínio Horto do Ipê Local: Campo Limpo – São Paulo Data: 06/ 2012RelacionadosFale ConoscoAqui buscamos compreender suas necessidades!Ficamos à disposição para ouvir suas dúvidas, reclamações e sugestões.Pedimos por...

ler mais
Condomínio São Luis

Condomínio São Luis

Condomínio São LuisConstrutora: Tenda Obra: Condomínio São Luís Local: Jd. São Luiz – São Paulo Data: 03/ 2011 RelacionadosFale ConoscoAqui buscamos compreender suas necessidades!Ficamos à disposição para ouvir suas dúvidas, reclamações e sugestões.Pedimos por...

ler mais
Condomínio Spazio Felicitta / Construtora Gafisa

Condomínio Spazio Felicitta / Construtora Gafisa

Condomínio Spazio Felicitta / Construtora GafisaConstrutora: Gafisa Obra: Condomínio Spazio Life Local: Parque Taipas – São Paulo Data: 07/ 2012                           RelacionadosFale ConoscoAqui buscamos compreender suas necessidades!Ficamos à disposição para...

ler mais

CONTATO

Aqui buscamos compreender suas necessidades!
Ficamos à disposição para ouvir suas dúvidas, reclamações e sugestões.
Pedimos por gentileza que deixe seus contatos para que possamos responder da melhor forma possível.

Endereço

R: Presidente Bernardes, 168
Cep. 02757-000
Freguesia do O | São Paulo - SP

Telefone

(11) 2768-0800
(11) 2615-5106 

Expediente

Segunda - Quinta
8:00 – 17:00h

Sexta
8:00 – 13:00h

Sábado – Domingo
Fechado