11 2768.0800
11 2615.5106

Cálculo de Resistência de Aterramento

04/02/2014 - 12:00:00

Os estudos conduzidos por DWIGHT para o cálculo de resistências de aterramento de diversas geometrias de eletrodos estão baseados no conceito de dualidade entre os valores de resistência de aterramento (para a corrente contínua) e de capacitância de eletrodos enterrados, que podem ser expressos pela relação:

 

− R x C = ρ×ε° - onde, R - resistência de aterramento (ohms),

               C - capacitância (Farads),

               ρ - resistividade do solo (ohms.metro), e

                      ε° - constante de permitividade elétrica.

Cálculos de resistências de aterramento (próprias e mútuas) de geometrias de eletrodos complexas e também de perfis de potenciais no solo, exigem a disponibilidade de programas para computador, que permitem a simulação do comportamento de grupos de eletrodos de aterramento não interligados (malha principal e malhas flutuantes), compostos por condutores horizontais e verticais, lançados em solos homogêneos ou estratificados em modelos de múltiplas camadas (paralelas ou hemisféricas), considerando-se a não uniformidade da distribuição de densidade de corrente ao longo dos eletrodos.

Para geometrias simples de aterramento, em solos de resistividade uniforme ρ (em Ω.m), são aplicáveis formulações específicas, que são apresentadas a seguir.

As expressões mais simples de resistência de aterramento correspondem aos seguintes eletrodos ao nível do solo (ambos de geometria circular e de raio r):

 


Artigos Técnicos
A FAW7 realiza medições elétricas em equipamentos, cabos e ferragens. Visando atender as exigências normativas e assim garantir segurança.
Medições
Elétricas
A FAW7 Engenharia, executa serviços nas áreas de: aterramento e sinalização. E atende aos seus clientes com equipamentos e produtos da empresa Cembre.
Serviços
em Ferrovias
Os nosso workshops e treinamentos tem como base os temas voltados para Aterramento e SPDA. A nível nacional e internacional.
Treinamentos e Workshops
Fazendo a sua parte para reduzir a desigualdade social, a fome e a miséria a FAW7 Engenharia é parceira da ASA- Ação Solidária Adventista.
Ação
Social